A ASCON – Associação dos Servidores do CNPq – vem a público repudiar veementemente as declarações divulgadas no informe intitulado “● Informes de Brasília ●”, de 21 de abril de 2026, amplamente compartilhado em canais de WhatsApp, especialmente as referências ofensivas e acusações falsas direcionadas às entidades representativas dos servidores de Ciência e Tecnologia e aos seus representantes.
As afirmações divulgadas são absolutamente levianas, irresponsáveis e incompatíveis com o debate democrático e institucional que deve orientar a atuação das entidades representativas dos servidores públicos.
Em nenhum momento representantes da ASCON ou das entidades representativas das Carreiras de Ciência e Tecnologia utilizaram palavras ofensivas, discriminatórias ou qualquer manifestação hostil contra servidores ou entidades presentes nas mobilizações ocorridas no Senado Federal.
Ao contrário: diante de gritos, constrangimentos públicos e manifestações hostis promovidas por determinados grupos — inclusive com filmagens ostensivas por celulares — nossos representantes optaram por se afastar do local, justamente para evitar a escalada de tensão e preservar o respeito institucional e democrático.
A ASCON respeita a luta dos trabalhadores das instituições assistenciais, reconhece a legitimidade de suas reivindicações e reafirma a importância histórica da organização sindical e da mobilização coletiva na defesa dos direitos dos servidores públicos.
Contudo, defendemos, de forma técnica, jurídica e institucional, que as Carreiras de Ciência e Tecnologia, disciplinadas pela Lei nº 8.691/1993, possuem finalidade específica voltada à pesquisa, desenvolvimento científico e inovação tecnológica. Por essa razão, entendemos que as instituições hospitalares e assistenciais devem buscar valorização e estruturação em carreira própria e adequada às suas atribuições finalísticas, e não mediante inclusão indevida na Carreira de C&T por meio do PL 3102/2022.
Divergências políticas e institucionais fazem parte do processo democrático. O que não se admite é a disseminação de mentiras, ataques pessoais, exposição indevida de imagens e imputações falsas contra entidades e representantes.
Seguiremos atuando com firmeza, responsabilidade e respeito institucional na defesa das Carreiras de Ciência e Tecnologia, de seu Marco Legal e da integridade do sistema nacional de pesquisa e inovação.
